quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

José Miguel Duarte Oliveira recebe Prémio Lopes-Graça


A peça foi escolhida por maioria pelo júri constituído pelos compositores António Pinho Vargas e Sérgio Azevedo e o clarinetista Manuel Jerónimo, que decidiu ainda atribuir duas menções honrosas a "Serafina", de João Duarte Damas, e a "Sem abrigo", de José Pereira Valente.

A edição deste ano propunha a criação de obras inéditas para a formação de trio de palhetas (oboé, clarinete baixo e fagote), Esta é a 12.ª edição do Prémio Lopes-Graça que anteriormente distinguiu obras de de Luís Tinoco, João Pedro Oliveira, Sérgio Azevedo, Carlos Marecos, Fernando Lobo e Vasco Mendonça, entre outros.

O prémio foi instituído pela Câmara de Cascais em 1994, "com o objectivo de homenagear o compositor Fernando Lopes-Graça e estimular a criação musical em Portugal", segundo nota do Museu da Música Portuguesa a quem cabe o desenvolvimento do projecto e onde se encontra o espólio do compositor tomarense.

O prémio é entregue no dia em que Lopes-Graça completaria 103 anos se fosse vivo. O autor de "Canções heróicas" faleceu na sua residência na Parede em finais de 1994.
No concerto de entrega serão escutadas as três obras distinguidas, além da obra "Divertissement-Trio" de Fernando Lopes-Graça por Bruno Ferreira (oboé), Vladimir Pavtchinskii (clarinete) e Tiago Paraíso (fagote), da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

Nesta sessão serão também apresentadas a a edição das partituras impressas do Prémio Lopes-Graça de Composição/2004, “Plurabelle” de Vasco Azevedo e do Prémio Lopes-Graça de Composição deste ano.

Miguel Duarte Oliveira, 25 anos, começou por tocar bateria tendo ingressado no curso de instrumentista de percussão da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.

Como músico efectuou várias dezenas de concertos como percussionista da Orquestra Sinfónica da escola vianense. Actualmente estuda composição na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, no Porto.

fonte: HardMusica

Sem comentários:

Enviar um comentário