sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Prémios Literários Municipais de Cascais 2009

Já são conhecidos os vencedores da edição 2009 dos Prémios Literários Municipais Branquinho da Fonseca – Conto Fantástico e Matilde Rosa Araújo – Revelação na Literatura Infantil.

Com o primeiro galardão o júri distinguiu em ex-aequo as obras “A Chave”, de Rui Herbon, e a “A Dança das Borboletas”, de Marlene Ferraz, e com o segundo o livro de contos “Era uma vez… um Mundo/Once upon… a world”, da autoria de alunos finalistas do Colégio Marista de Carcavelos.

Instituído pela Câmara Municipal de Cascais em 1995, para incentivar o surgimento de novos autores o Prémio Branquinho da Fonseca – Conto Fantástico vai já na sua 9.ª edição. Também de pendor municipal, mas visando incentivar à escrita para os mais jovens, o Prémio Matilde Rosa Araújo – Revelação na Literatura Infantil, presta igualmente homenagem à escritora que lhe dá o nome e foi instituído em 2000.

Nesta 5.ª edição, o júri entendeu atribuir o galardão à obra “Era uma vez… um Mundo/Once upon… a world”, publicada pela Olha Edições. Trata-se de uma colectânea de contos fruto do projecto desenvolvido por um grupo de alunos finalistas do Ensino Secundário do Colégio Marista de Carcavelos.

Sob a coordenação do professor António Coelho e tendo por tema a Multiculturalidade, os jovens criaram quatro contos ilustrados para diferentes faixas etárias: “Cidade dos Fantasmas Felizes (3 aos 5 anos); “Uma cidade diferente”, destinado aos primeiros leitores (5 aos 6/7 anos); “Uma cidade de vegetais” (dos 7 aos 9 anos); e, por fim, “Safi e os ladrões de cavalos” (a partir dos 10 anos).

Sem comentários:

Enviar um comentário