Chegou ao fim a terceira edição do Estoril Film Festival que nos brindou com excelentes realizações e produções e também com outras de qualidade um pouco inferior.
De 5 a 14 de Novembro passaram pelo Centro de Congressos do Estoril e pelo auditório do Casino Estoril películas de realizadores diversos também eles de nacionalidades diversas e sobretudo de sensibilidades cinematográficas bem diferentes.
Mas a decisão do júri está tomada e o resultado é só um. "Dogtooth" do grego Yorgos Lanthimos ganha o Palmarés EFF’09, o Grande Prémio do Estoril Film Festival.
O Prémio Especial do Juri João Bénard da Costa foi atribuído, ex-aequo, a "Eastern Plays" do búlgaro Kamen Kalev e a "The Girl" de Fredrik Edfeldt da Suécia.
Este último arrecada também uma menção honrosa.
O prémio Cineuropa vai para o filme romeno " First of All, Felicia de Melissa" de Raaf e Razvan Radulescu.
De salientar que o cinema romeno esteve bem representado neste Festival com filmes com alguma debilidade técnica mas de mensagem bem marcante e objectiva.
O prémio Meo para a melhor curta metragem vai para "52 Procent" de Rafal Skalski apresentado pela The Polish National Film, TV and Theatre School (Lodz, Polónia).
Outra menção honrosa vai para "Deixar cair a noite" de Jorge Jácome.
Terminou a Terceira Edição de um Festival, o Estoril Film Festival, que pela selecção dos filmes que apresenta e pelas figuras de prestígio do cinema que traz às suas salas promete uma continuidade que esperamos irá aumentar a qualidade já manifestada.
Sem comentários:
Enviar um comentário