sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Viaduto sob a A16 em Alcabideche encerrado por motivos de segurança


Razões de segurança, levam ao encerramento ao trânsito, a partir de hoje, dia 24 de Dezembro, do viaduto sob a A16 em Alcabideche, junto ao AKI e o Moínho que marca a entrada na freguesia, informa, em comunicado, a Câmara Municipal de Cascais.

O encerramento prende-se com a identificação de problemas com o sistema de drenagem, com consequências directas para a circulação de veículos, dada a acumulação de água neste viaduto na sequência da construção do IC30 e da elevada pluviosidade que tem assolado a região e que se prevê vá continuar nos próximos dias.

Deste modo, e até que seja possível levar a efeito a correcção das deficiências detectadas, a qual se prevê para os próximos dias, o viaduto estará encerrado ao trânsito, recomendando-se, em alternativa, a circulação pelos acessos adjacentes, designadamente os acessos à zona comercial, localizados a escassos metros, e através de Alcabideche.

A circulação das carreiras de autocarros da Scotturb, processa-se por um percurso alternativo, o qual será dado a conhecer aos utentes pela empresa.

Miradouro virtual de São Pedro visto por mais de sete mil pessoas em 2009


O Miradouro Virtual do Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, em São Pedro do Estoril, foi visitado por mais de sete mil pessoas em 2009, informou hoje a Cascais Atlântico, entidade responsável pelo projecto.

Em comunicado, a agência municipal refere que mais de sete mil curiosos quiseram espreitar o projecto do "Virtual Sightseeing" (Miradouro Virtual), sendo que por mês a atracção teve, em média, 600 visitantes.

O ponto alto das visitas ocorreu em Agosto, quando se registaram cerca de 870 utilizações individuais.

Governo impede Brisa de subir preço das portagens na A5


As portagens na A5, a auto-estrada que liga Lisboa a Cascais e que é a mais movimentada do País, não vão aumentar no início do ano.

O Ministério das Obras Públicas não autorizou a Brisa a subir os preços em Carcavelos e no Estoril, como a concessionária pretendia, como forma de ser ressarcida pela perda de tráfego em consequência da abertura ao trânsito da A16.

"Independentemente da pressão da Brisa para a actualização das portagens, o Governo quer manter as taxas actuais, que ficam a 1 de Janeiro tal como estão", afirmou fonte oficial do Ministério das Obras Públicas ao Negócios.

A mesma fonte escusou-se a adiantar se pode haver lugar a uma actualização dos preços na A5 ao longo de 2010, adiantando apenas que esta matéria obriga a um processo de negociação, o qual não terminou nem tem prazo para terminar.

Primeiro campo Dream Football de Luís Figo inaugurado em Cascais


A inauguração contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Capucho, do vice-presidente Carlos Carreiras, do presidente da Junta de Freguesia de Cascais, Pedro Morais e ainda dos responsáveis pela Academia do Óscar, Ana Paula Reis, João Guerra, da Football Dream Factory, e dos ex-internacionais Dimas e Hélder.

O Dream Football, modalidade criada e patenteada pela Football Dream Factory, joga-se num campo de 10 x 6 metros e tem como principal objectivo trazer o futebol de volta para as ruas, por forma a promover o desenvolvimento do talento.

Segundo João Guerra, responsável pela plataforma Football Dream Factory, “Num mundo cada vez mais urbano, é fundamental criar soluções para que o futebol possa ser praticado nos espaços reduzidos que a modernidade nos oferece, caso contrário assistiremos ao desaparecimento progressivo futebol de rua, que é a base do desenvolvimento futebolístico”.

Por outro lado, acrescenta que “o Dream Football é também uma aposta para um público mais adulto com uma vida profissional cada vez mais exigente. O actual ritmo de vida profissional das populações e a dificuldade de alinhamento de agendas, leva a que o futebol seja um desporto muito difícil de praticar quando comparado com o ténis ou squash, em que basta convidar um amigo.

Com base neste “insight” procurámos criar um futebol que pudesse ser praticado apenas por dois jogadores sem necessitar de guarda-redes e em que cada partida não durasse mais de 15 minutos. No Dream Football a palavra chave é flexibilidade, na implementação e na prática”.

No âmbito do desenvolvimento das múltiplas inteligências (processo de ensino aplicado pela Academia do Óscar), numa base semanal e paralelamente à prática de desporto coordenada pelo ex-internacional Dimas, os jovens do Bairro da Torre irão pintar painéis decorativos alusivos a todos os jogadores que representaram Portugal na campanha de qualificação para o Campeonato Mundial de Futebol de 2010.
Esta acção será coordenada pelos artistas Graffiti RAM e MAR que na ocasião pintaram o primeiro painel homenageando Luís Figo, Dimas e as mascotes da Academia do Óscar e da Football Dream Factory, nomeadamente, Óscar e Figuito. A primeira assinatura deste Graffiti no painel foi efectuada por António Capucho, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

De ideia em ideia Cascais enche-se de empresas


Na parede estão pendurados os diplomas que marcam os últimos sete anos da vida de Cláudia Ranito. Há o da faculdade em Engenharia de Materiais, há o do estágio na área e há o da DNA Cascais, agência de fomento ao empreendedorismo. O projecto Medbone, para fabricar e vender implantes ósseos, venceu em 2008 o Concurso de Ideias de Negócio de Cascais (CINC) da DNA, que entrou agora na sua quarta edição. Com isso, saiu do papel e prepara-se para começar a vender os seus produtos já no início de 2010.Shamila Mussá

Desde que foi criada há três anos pela Câmara Municipal de Cascais, a DNA já apoiou o nascimento de 82 empresas e de 260 postos de trabalho, um número que poderá disparar para 450 nos próximos anos. O investimento feito até agora ultrapassa os dez milhões de euros e tem dado origem a empresas de diversas áreas, nomeadamente de serviços, e também a negócios ligados à saúde, como é o caso da Medbone.

"É como fazer um bolo, fazem-se primeiro os moldes, depois passa para uma estufa e finalmente vai ao forno", diz Cláudia Ranito, de 29 anos, para explicar o processo pelo qual passam as cerâmicas de fosfato de cálcio até se transformarem num implante que poderá substituir o osso, em caso, por exemplo, de fracturas ou reconstruções ósseas.

Alojada num complexo industrial perto da Estrada de Manique, a Medbone foi premiada pelas qualidades do seu implante, que se dissolve e adapta mais facilmente ao osso do que os outros produtos no mercado. Em Novembro, voltou a ganhar novo prémio, desta vez do BES, no valor de 60 mil euros.

A empresa aguarda agora a certificação do produto para começar a vender já em 2010 para hospitais e clínicas, sobretudo no estrangeiro (países árabes, da Europa, América do Sul e África). No primeiro ano espera facturar 50 mil euros. Mas o sucesso da Medbone não é um caso isolado.

Expansão à Trofa e Coimbra

As empresas que nasceram sob a asa da DNA, e que têm obrigatoriamente de fixar sede na zona de Cascais, apresentam uma taxa de sobrevivência de 95 por cento. Ou seja, das empresas apoiadas desde 2007, apenas cinco por cento acabaram por não sair do papel ou tiveram de fechar portas. Este ano, já abriram as candidaturas para a nova edição do CINC, um processo que irá decorrer até dia 23 de Abril de 2010.

Para o próximo ano, a agência de fomento de empreendedorismo tem também planos de expansão. "Além de consolidar as outras DNA que já foram criadas na Trofa, em Coimbra (DNA Saúde) e Terras de Sicó, estamos a ser contactados por mais regiões e municípios e, em breve, poderemos ter outras DNA", avançou ao PÚBLICO Carlos Carreiras, presidente da agência e vice-presidente da Câmara de Cascais.

Alugar obras de arte

O apoio aos projectos embrionários é feito a diferentes níveis. Além de uma incubadora de empresas para os albergar (ver caixa), a DNA Cascais ajuda os empreendedores a melhorar os seus planos de negócio e a procurar parceiros estratégicos. Paralelamente, disponibiliza um consultório jurídico e fiscal e um serviço de contabilidade e seguros para empresas. Mas o empurrão mais decisivo surge muitas vezes através dos apoios ao financiamento, que englobam o crédito, redes de investidores (conhecidos como business angels) e capital de risco, com a Inovcapital.

Foi graças ao investimento desta sociedade de capital de risco do Ministério da Economia e Inovação que o projecto Sota Art, vencedor ex aequo da última edição do CINC, acabou por sair do papel.

"Além do trabalho importante de acompanhamento do plano de negócios, a DNA fez uma ponte valiosíssima ao investidor - a Inovcapital - que se tornou o nosso accionista de referência", revela Marco Espinheira, de 37 anos, um dos promotores da empresa de consultoria e aluguer de obras de arte.

A funcionar desde Maio, a Sota Art resolveu trazer para Portugal um negócio que dá frutos no estrangeiro: permitir às empresas acesso a obras de artistas contemporâneos portugueses através de um sistema de aluguer. "Isso faz com que as empresas, em determinadas circunstâncias, promovam a sua imagem como associada à cultura e, ao mesmo tempo, ajudem a promover a arte contemporânea portuguesa", diz Marco Espinheira.

Além de ter organizado algumas exposições temporárias para agências de publicidade e escritórios de advogado, a Sota Art tem em mãos um projecto com o Metro de Lisboa. A partir de Janeiro, os títulos de transporte vão passar a exibir obras de arte portuguesas escolhidas pela empresa. A meta é chegar ao final do primeiro ano com 100 mil euros em caixa e quatro pessoas no quadro.

Óculos virtuais

Para a outra vencedora da 3.ª edição do CINC, a Rotacional, crescer também é a palavra de ordem, mas, para isso, há que conseguir primeiro um investidor. Com 2500 euros da vitória da DNA, e uma menção honrosa no Prémio de Empreendedorismo Start, a empresa aguarda apenas a entrada de capital fresco antes de duplicar para oito o número de funcionários. A facturação pode chegar a um milhão de euros, graças a um produto inovador - o Eye D.

"O projecto nasceu na Agência Espacial Europeia, que nos propôs criar um dispositivo que fosse capaz de sobrepor uma imagem virtual de alta definição ao mundo real", explica Miguel Martins, de 38 anos. O resultado é uma espécie de óculos que estão ligados a um computador, permitindo ao utilizador ver informação ao mesmo tempo que caminha ou desempenha outra actividade qualquer.

"As aplicações são diversas ao nível da indústria, desde o ramo automóvel, manutenção, logística, cuidados de saúde, protecção civil (acções de busca e salvamento), desporto e militar", revela Miguel Martins. Basta pensar num mecânico que tem de arranjar uma máquina e pode, ao mesmo tempo, ir vendo as instruções do seu funcionamento através destes óculos virtuais.

O negócio tem uma patente internacional registada e está a iniciar agora a comercialização, tendo já ordens de compra de empresas de montagem de equipamentos, soluções móveis e área médica.

O mercado de venda é o estrangeiro, mas a inovação continuará a vir de Cascais.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Cascais celebra passagem de ano com concerto de despedida dos Delfins


A Baía de Cascais vai ser palco para o concerto dos Delfins que a Câmara Municipal de Cascais promove, no próximo dia 31 de Dezembro, para assinalar a passagem de ano.

Este concerto marca também o encerramento da carreira desta banda que Cascais viu nascer e que ao longo do seu quarto de século de existência animou milhares de fãs.

A despedida de 2009 será assinalada com um espectáculo de fogo-de-artifício, a partir da meia-noite, que marca também uma entrada grandiosa no novo ano de 2010.

O evento obriga ao corte total da circulação naquela área, excepto acesso a garagens parque de estacionamento, hotéis, residentes e a veículos de emergência.

As condicionantes ao trânsito ocorrem entre as 20:00 horas do dia 31 de Dezembro e as 02:00 horas do dia 1 de Janeiro de 2010, nos seguintes locais:

Avenida dos Combatentes da Grande Guerra (Jardim Visconde da Luz), Avenida D. Carlos I e zona da Baía até à Rotunda Papa João Paulo II (Centro Cultural de Cascais).

Casino Estoril com programação musical de luxo em Janeiro


Trio Naranjus, Catwalk, Bus Stop, Lisboa Não Sejas Francesa, What? E Soulbreezz são as bandas que irão passar, ao longo do próximo mês de Janeiro, pelo Du Arte Lounge do Casino Estoril.

Formado por Pedro Carvalho (guitarra acústica, carron e instrumento de percussão ligado ao famenco), Pedro Soares (guitarra acústica, baixo eléctrico e pandeireta) e Tiago Barbosa (teclado), o Trio Naranjus inicia, no dia de Natal, um ciclo de actuações que se prolonga até às duas primeiras noites de 2010, actuando inclusive na passagem de ano.

Paralelamente, em estreia absoluta no Casino, apresentam-se os Catwalk, que, além de protagonizarem uma actuação no Reveillon, continuarão em destaque entre os dias 1 e 9 de Janeiro. Formam os Catwalk Marisa Pinto, Tiago Dias, Ricardo Vasconcelos e Rui Rechena.

Entre os dias 8 e 16 de Janeiro, sobem ao palco os Bus Stop, que trarão sonoridades essencialmente funk e R&B, além de jazz e música latina.

Os Lisboa não Sejas Francesa vão, por sua vez, actuar de 15 a 23 de Janeiro, interpretando versões electrónicas de temas da música portuguesa, do fado à música tradicional ou à música ligeira.

Já os What? Serão recebidos no Casino Estoril de 22 a 30 de Janeiro, trazendo temas que foram grandes êxitos do pop, rock e blues nos últimos anos. Entre os autores revisitados, constam Sting, Ben Harper, Eric Clapton e Michael Jackson.

As últimas três noites de Janeiro serão marcadas pela actuação dos Soulbreezz, que conciliam sonoridades soul e funk. O seu repertório inclui temas de Aretha Franklin, Ray Charles, Amy Winehouse ou Joss Stone.

Às segundas-feiras e domingos, as sessões arrancam ás 22h00 e às 01h15. De terça a quinta-feira, as actuações começam às 22h30 e às 01h30. Ás sextas-feiras e sábados as bandas sobem ao palco às 21h45 e às 02h45.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Davydenko no Estoril Open 2010


Russo, 28 anos, junta-se ao suíço Roger Federer, número um do ranking mundial, no torneio português, de 1 a 9 de Maio

A organização do Estoril Open confirmou ontem a presença do tenista russo Nikolay Davydenko, 28 anos, na edição de 2010 da competição portuguesa.

Nikolay Davydenko junta-se desta forma ao suíço Roger Federer, número um do ranking mundial, no torneio que decorrerá nos courts de terra batida do Estádio do Jamor, Oeiras, entre 1 e 9 de Maio do próximo ano.

Davydenko triunfou no Estoril Open em 2003 e foi finalista vencido em 2006 e ainda 2008. No corrente ano de 2009, atingiu as meias-finais, tendo sido eliminado na altura pelo norte-americano James Blake.

José Miguel Duarte Oliveira recebe Prémio Lopes-Graça


A peça foi escolhida por maioria pelo júri constituído pelos compositores António Pinho Vargas e Sérgio Azevedo e o clarinetista Manuel Jerónimo, que decidiu ainda atribuir duas menções honrosas a "Serafina", de João Duarte Damas, e a "Sem abrigo", de José Pereira Valente.

A edição deste ano propunha a criação de obras inéditas para a formação de trio de palhetas (oboé, clarinete baixo e fagote), Esta é a 12.ª edição do Prémio Lopes-Graça que anteriormente distinguiu obras de de Luís Tinoco, João Pedro Oliveira, Sérgio Azevedo, Carlos Marecos, Fernando Lobo e Vasco Mendonça, entre outros.

O prémio foi instituído pela Câmara de Cascais em 1994, "com o objectivo de homenagear o compositor Fernando Lopes-Graça e estimular a criação musical em Portugal", segundo nota do Museu da Música Portuguesa a quem cabe o desenvolvimento do projecto e onde se encontra o espólio do compositor tomarense.

O prémio é entregue no dia em que Lopes-Graça completaria 103 anos se fosse vivo. O autor de "Canções heróicas" faleceu na sua residência na Parede em finais de 1994.
No concerto de entrega serão escutadas as três obras distinguidas, além da obra "Divertissement-Trio" de Fernando Lopes-Graça por Bruno Ferreira (oboé), Vladimir Pavtchinskii (clarinete) e Tiago Paraíso (fagote), da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

Nesta sessão serão também apresentadas a a edição das partituras impressas do Prémio Lopes-Graça de Composição/2004, “Plurabelle” de Vasco Azevedo e do Prémio Lopes-Graça de Composição deste ano.

Miguel Duarte Oliveira, 25 anos, começou por tocar bateria tendo ingressado no curso de instrumentista de percussão da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.

Como músico efectuou várias dezenas de concertos como percussionista da Orquestra Sinfónica da escola vianense. Actualmente estuda composição na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, no Porto.

fonte: HardMusica

Maria Anadon leva jazz e Bossa Nova ao Casino Estoril


A cantora Maria Anadon interpreta até dia 19, no Casino Estoril, temas de jazz e Bossa Nova.

Num ambiente revivalista, no Du Arte Lounge, Maria Anadon recupera, em vários 'sets' por noite, 'diferentes standards qye englobam grandes êxitos do panorama internacional', afirma numa nota do Casino Estoril.

Com arranjos próprios, Maria Anadon interpreta temas de Cole Porter, Tom Jobim, Oasis e Depeche Mode, entre outros.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

ComCascais leva o Pai Natal a casa de cinco famílias

A ComCascais está a promover uma iniciativa pela qual levará o Pai Natal a casa de cinco famílias, no dia 24 de Dezembro.

Esta acção de promoção do comércio tradicional vai premiar as cinco respostas mais originais à pergunta «Porque é que quero receber a visita do Pai Natal?», segundo o divulgado em comunicado.

Para participar e habilitar-se a ser visitado na consoada, é necessário fazer as compras de Natal no comércio de rua de Cascais e do Estoril.

Por cada 5 euros em compras recebe-se um cupão com a pergunta. Após preencher, deve-se devolvê-lo ao lojista.

Site: http://www.comcascais.pt/

Vinho de Carcavelos - Conde de Oeiras

Casino Estoril acolhe Main Event do Poker Open dias 18 a 20


O evento principal do Poker Open no Casino Estoril vai arrancar esta sexta-feira no Du Arte Lounge, a partir das 21:00 horas.


O torneio vai prolongar-se pelo fim-de-semana, dias 19 e 20 de Dezembro, segundo o divulgado em comunicado.

A organização conta receber mais de 200 participantes no evento, que tem buy-in de 300 euros + 30.

Com um stock inicial de 15 mil fichas, os participantes vão defrontar os campeões seleccionados nas etapas anteriores, disputadas ao longo do ano.

Vai decorrer ainda um Torneio Familiar dia 20 de Dezembro, a partir das 16:00 horas, com buy-in de 50 euros + cinco.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Aguarelas de Isabel Goes em exposição na Casa de Santa Maria


A artista plástica Isabel Goes inaugura no próximo dia 15 de Dezembro, às 18h30, na Casa de Santa Maria em Cascais, uma exposição composta por duas dezenas de aguarelas que abrangem diferentes temáticas.

Arquitecta de Interiores de formação, Isabel Goes estagiou durante dois anos no ateliê do pintor Manoel Lapa. Especializou-se na pintura em aguarela, elegendo como temáticas preferenciais na sua pintura o retrato, animais, barcos e marinhas, técnicas que foi desenvolvendo no contacto e convívio com diversos artistas plásticos e nos ateliês que frequentou na Bélgica e Inglaterra. Começou a expor em 1980, tendo realizado diversas exposições em Portugal e também no estrangeiro.

Para além da sua actividade como artista plástica, Isabel Goes tem realizado vários trabalhos na área da ilustração e da publicidade.

A exposição estará patente ao público até 31 de Janeiro de 2010, de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.


Informações:


Casa de Santa Maria
Rua do Farol de Santa Marta Cascais
Tel.: 214815382/3

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Monte Estoril em 1927




Fotos de: "Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian"


Prémios Literários Municipais de Cascais 2009

Já são conhecidos os vencedores da edição 2009 dos Prémios Literários Municipais Branquinho da Fonseca – Conto Fantástico e Matilde Rosa Araújo – Revelação na Literatura Infantil.

Com o primeiro galardão o júri distinguiu em ex-aequo as obras “A Chave”, de Rui Herbon, e a “A Dança das Borboletas”, de Marlene Ferraz, e com o segundo o livro de contos “Era uma vez… um Mundo/Once upon… a world”, da autoria de alunos finalistas do Colégio Marista de Carcavelos.

Instituído pela Câmara Municipal de Cascais em 1995, para incentivar o surgimento de novos autores o Prémio Branquinho da Fonseca – Conto Fantástico vai já na sua 9.ª edição. Também de pendor municipal, mas visando incentivar à escrita para os mais jovens, o Prémio Matilde Rosa Araújo – Revelação na Literatura Infantil, presta igualmente homenagem à escritora que lhe dá o nome e foi instituído em 2000.

Nesta 5.ª edição, o júri entendeu atribuir o galardão à obra “Era uma vez… um Mundo/Once upon… a world”, publicada pela Olha Edições. Trata-se de uma colectânea de contos fruto do projecto desenvolvido por um grupo de alunos finalistas do Ensino Secundário do Colégio Marista de Carcavelos.

Sob a coordenação do professor António Coelho e tendo por tema a Multiculturalidade, os jovens criaram quatro contos ilustrados para diferentes faixas etárias: “Cidade dos Fantasmas Felizes (3 aos 5 anos); “Uma cidade diferente”, destinado aos primeiros leitores (5 aos 6/7 anos); “Uma cidade de vegetais” (dos 7 aos 9 anos); e, por fim, “Safi e os ladrões de cavalos” (a partir dos 10 anos).

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Subida do mar, parte de Portugal pode desaparecer até ao final do século


Viana do Castelo, Aveiro, Vila Franca de Xira, linha de Cascais. O mapa de Portugal pode mudar nos próximos anos com a subida do nível médio do mar. Novos cenários publicados ontem na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS) revêem em alta as últimas previsões do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), numa semana em que as atenções estão viradas para as negociações da cimeira de Copenhaga.

No pior cenário - que tem em conta as actuais dinâmicas da camada de gelo do planeta e o aumento das emissões de gases com efeito de estufa - o planeta aquece 4o C até 2100 e o mar sobe 1,90 metros. Desaparecem dezenas de pequenas ilhas e a Baixa de Manhattan, em Nova Iorque, encolhe consideravelmente. Trindade e Tobago e parte da costa brasileira são engolidos pela água. O Sul do Vietname deixa de estar no mapa.

O impacto de uma subida desta magnitude sente-se ao longo de toda a costa portuguesa, com maior intensidade na zona Oeste de Lisboa e na Península de Setúbal. Através de uma ferramenta da Universidade do Arizona - disponível em geongrid.geo.arizona.edu -, é possível ver as zonas onde o mar poderá galgar a terra nos próximos anos, caso não sejam feitas adaptações, como a construção de novos diques ou barragens, ressalvam os investigadores.

Previsões corrigidas Martin Vermeer, um dos autores do artigo publicado na PNAS, explica ao i que apesar de ainda existirem muitas incertezas neste tipo de projecções, hoje sabe-se que os cenários disponíveis no último relatório do IPCC, de 2007, estão aquém da realidade.

No novo artigo, a equipa de investigadores da Universidade de Tecnologia de Helsínquia, na Finlândia, e do Instituto de Investigação do Impacto Climático de Potsdam, na Alemanha, traça projecções para a subida do nível médio do mar a partir do aquecimento global. Se o planeta aumentar 2o C até 2100 - o cenário mais ligeiro -, espera- -se uma subida do mar na ordem dos 80 centímetros, o dobro do que ditavam as projecções de 2007. Noutro extremo, em que se prevê um aquecimento global de 4o C, os investigadores falam de uma subida média de 1,4 metros. Pesadas todas as variáveis, conclui o trabalho, a subida deverá oscilar entre os 75 centímetros e 1,90 metros até ao final do século.

Nesta revisão dos dados estiveram envolvidos novos conhecimentos sobre as dinâmicas do gelo no planeta e da água conservada em reservatórios artificiais. Os investigadores utilizaram também registos de temperatura e da subida do nível do mar dos últimos 130 anos. "Desde 1990, o nível do mar tem aumentado 3,4 milímetros por ano, duas vezes mais rápido do que a média do século XX", explica Stefan Rahmstorf, também autor do trabalho. "Os dados são claros: quanto mais aquece, mais o nível do mar aumenta. Se queremos prevenir uma subida galopante, temos de parar o aquecimento global o mais depressa possível", sublinha.

Novas observações da Antárctida e Gronelândia mostram que o degelo dos glaciares tem contribuído para acelerar a subida do nível médio do mar.

Entre 2007 e 2009, o degelo no Verão foi 40% maior do que as previsões do último relatório do IPCC. O nível do mar aumentou mais de 5 centímetros nos últimos cinco anos, mais 80% do que estava previsto. As emissões de CO2 provocadas por combustíveis fósseis estão hoje 40% acima dos níveis de 1990.

Para Martin Vermeer, é difícil pensar numa correcção do actual impacto destas emissões no clima. "O dióxido de carbono vai permanecer na atmosfera durante muito tempo, mantendo a temperatura bastante acima dos valores pré-industriais", diz.

Para travar esta tendência, que continua para lá da viragem do século, seria preciso remover o CO2 da atmosfera e capturá-lo no subsolo. "Representaria um enorme esforço tecnológico, muito maior do que evitar a emissão de gases", diz.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Catarina Sousa Top 5 Mundial 2009


Catarina Sousa conquistou um exclente quinto lugar no Circuito Mundial de Bodyboard 09, que terminou no domingo em El Confital, Gran Canária.


É sem dúvida o culminar de um “Ano de Ouro” para a atleta de Carcavelos, que foi, recorde-se, recentemente distinguida pela Confederação do Desporto, com o prémio de Personalidade do Ano. Ao fazer história no Bodyboard Feminino Português, e sendo a primeira portuguesa a vencer uma prova do Circuito Mundial, em Sintra, a atleta da Linha termina assim no TOP 5 do ranking Mundial, resultado este, nunca antes conquistado pelas suas compatriotas.


Catarina somou ainda esta época mais um titulo de Campeã Europeia, ao vencer a sua categoria no Eurosurf em Jersey e está na liderança do Circuito Nacional, “desejando muito renovar este título” que lhe tem escapado. A atleta de Carcavelos afirma que está “muito feliz com os seus resultados em 2009 e que após muitos anos de dedicação, vê que realmente o seu empenho, esforço e dedicação” a compensaram.


Catarina Sousa vai voltar a Portugal para competir na última etapa do Circuito Nacional, que vai decorrer nos Açores entre os dias 18 e 20 de Dezembro e defender o sua liderança na ranking nacional.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Regata de Natal junta 270 barcos na Baía de Cascais


Organizada pelo Clube Naval de Cascais com o patrocínio da Ford e o apoio da Marina de Cascais, a “Regata de Natal Ford” contou com 270 barcos de 26 clubes de Portugal, Suécia, Russia, Alemanha, Irlanda e Inglaterra.

Ao longo do fim-de-semana foram disputadas 24 regatas em três diferentes campos, para as classes Optimist, 420, Laser Radial, Laser 4.7, Dragão e Laser SB3. No Sábado, com o vento a soprar do quadrante SW, estavam reunidas óptimas condições para a prática da modalidade e assim foi possível completar todo o programa.

No Domingo, o dia amanheceu com o vento novamente a soprar de sudoeste, mas com vagas muito grandes que impediram a passagem dos barcos à saída da Marina. Somente a Classe Laser Radial conseguiu realizar uma regata, permanecendo os resultados do dia anterior para as restantes classes.

Na Classe Optimist B, o pódio ficou composto por Miguel Matos Rosa (Clube Naval de Cascais), no primeiro lugar, Miguel Nobre (Sport Algés e Dafundo) em segundo, e Miguel Martins (Clube Naval Setubalense) em terceiro. Joana Rodrigues (Sport Algés e Dafundo) foi a primeira concorrente feminina.

Já na Classe Optimist A, Miguel Cruz (Clube Naval de Cascais) foi o primeiro classificado, seguido de Martin Anderson (Sport Algés e Dafundo) e de Pedro Corte Real Cruz (Clube Naval de Cascais). Maria Carvalho (ANL) foi a primeira velejadora feminina a terminar a prova.

Quanto à classe 420, foi ganha por Rubem Semedo e Francisco Teixeira (Clube de Vela do Barreiro. No segundo lugar ficaram Manuel Maria Cunha e António Tinoco (Yate Clube do Porto) e na terceira posição Francisca Barros e Filipa Barros (Yate Clube do Porto).

António Mourão (Associação Desportiva de Oeiras) foi o vencedor na Classe Laser Radial, seguido na classificação por Martim Pinto (Associação Desportiva de Oeiras), na segunda posição, e por João Assoueira (Ginásio Clube Naval de Faro), terceiro no pódio.

A Classe Dragão, que disputava a Regata de Natal e a terceira série da Winter Series, teve como vencedora a tripulação do barco Sinnewave, da Alemanha, formada por Thomas Muller, Vincent Hoesch e Michi Lipp. Em segundo nlugar ficou o Annapuma de Anatoly Loginov, Andrey Kirilyuk e Alexander Shalagin, da Rússia, enquanto o Drago, de José Matoso, Charles Nankim e Gustavo Lima ocupou o tefceiro lugar do pódio.

Na Classe Laser SB3 triunfou a tripulação do Twilight Zone de Fernando Bello, José Vozone e Mário Matos Rosa (Clube Naval de Cascais). António Mello, João Mello, João Westwood e Lourenço Pinto Gonçalves (Clube Naval de Cascais), conquistaram a segunda posição, enquanto o Bettersoft/Bicasco de Luís Santos, Rui Duarte e Fernando Mello (CV Sado), ficou com o terceiro lugar.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Herman e Abrunhosa no réveillon do Casino Estoril

Herman José e Pedro Abrunhosa são as cabeças de cartaz da passagem de ano no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.

A partir das 23 horas, o humorista estará em palco para anunciar as doze badaladas.

O artista partilhará a sala com a sua orquestra, cuja direcção estará a cargo de Pedro Duarte

Já a partir das 00h30, Pedro Abrunhosa dará o seu concerto, com a nova banda Comité Caviar.

Abrunhosa divide o palco com Paulo Praça e Marco Nunes, nas guitarras, Cláudio Souto nas teclas, Edgar Caramelo no saxofone, Miguel Barros no baixo e Pedro Martins na bateria.

Peça de Tom Stoppard estreia no Teatro Experimental de Cascais


O Teatro Experimental de Cascais estreia nos próximos Sábado e Domingo, 5 e 6 de Dezembro, pelas 21:00, uma peça marcou a produção teatral domséculo XX, "Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos", de Tom Stoppard.


Encenado por Carlos Avilez, o espectáculo, em cena até 20 de Dezembro no Auditório Fernando Lopes Graça, Parque de Palmela, em Cascais, marca ainda o regresso de Fernando Luís ao teatro.

"Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos" é uma comédia sobre o teatro e sobre a existência humana.


Considerada por alguns como um cruzamento entre À Espera de Godot de Samuel Beckett e Seis Personagens à Procura de Autor de Luigi Pirandello, a peça tem como protagonistas duas personagens menores de Hamlet de William Shakespeare, Rosencrantz e Guildenstern.

Incapazes de perceberem onde estão ou quem são, vão ocupando o tempo falando um com o outro, reflectindo sobre a própria existência e sobre a possibilidade da morte ao mesmo tempo que são "obrigados" a representar os seus papéis.


Escrita em 1966, a peça garantiu de imediato um enorme sucesso a Tom Stoppard, com 29 anos na altura, considerado um dos mais importantes e influentes escritores de língua inglesa.

Interpretada por Fernando Luís, Renato Godinho e António Marques, Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos está em cena no Auditório Fernando Lopes Graça, sito mesmo atrás do antigo Hotel Estoril Sol, até 20 de Dezembro.

Tom Stoppard nasceu em 1937 na antiga Checoslováquia. Directamente influenciado pelo Teatro do Absurdo, as suas peças distinguem-se pela tradicional construção teatral de enredo e personagens e pela inteligência e comicidade dos diálogos.


Dos muitos prémios que lhe foram atribuídos, destacam-se quatro Tony Award para melhor peça (Rosencrantz e Guidenstern Estão Mortos, Travesties, The Real Thing, The Coast of Utopia) e um Oscar da Academia para Melhor Argumento Original (A Paixão de Shakespeare).

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cascais Jazz começa esta semana!


Duas décadas depois do seu fim, festival Cascais Jazz está de regresso esta semana com cinco concertos que recordam um dos mais importantes eventos de divulgação do jazz em Portugal.

Em homenagem a Luís Villas-Boas, o festival foi recuperado este ano pela mão do programador Duarte Mendonça, responsável também pelo Estoril Jazz.

A edição 2009 do Cascais Jazz decorrerá de 04 a 06 de Dezembro, entre sexta-feira e domingo, no Centro de Congressos do Estoril, com cinco concertos revivalistas.


Para mais informações veja o artigo que escrevemos em Outubro passado: AQUI

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

domingo, 29 de novembro de 2009

"Vendemos Lisboa como parte do produto turístico do Estoril"


Entrevista com Duarte Nobre Guedes, presidente do Turismo e do Centro de Congressos do Estoril

Anda feliz da vida e é caso para isso. Não é todos os dias que o Estoril recebe mil jornalistas e publicidade gratuita, por acolher um acontecimento do calibre da Cimeira Ibero-Americana, que propicia a Juan Carlos e Hugo Chávez, autor e destinatário da mais célebre frase do século - "por qué no te callas?" - um reencontro no local onde o Rei se fez homem.

O Estoril está habituado a receber famosos. Em 1870, a Cidadela de Cascais foi escolhida por D. Luís para residência oficial de Verão. Entre as duas guerras, era, a par de Biarritz, Mónaco e San Sebastián, uma das jóias do turismo europeu - ao ponto de ser a estação terminal do Sud Express. E, na II Guerra, foi nesta costa elegante e sofisticada, transformada em centro de espionagem, que se refugiou meia dúzia de famílias reais e Edmond de Rothschild, o homem mais rico do mundo.

Depois de nos anos 60 ter sido escala obrigatória do roteiro de vedettes, como Sylvie Vartan, Adamo, Grace Kelly ou Françoise Hardy, chegou a vez de Cristina Kirchner e Lula se encantarem com a baía de Cascais. "A cimeira ajuda a divulgar o Estoril como destino privilegiado para grandes reuniões internacionais", reconhece Duarte Nobre Guedes, 59 anos, que preside ao Turismo e Centro de Congressos do Estoril, após ter feito carreira na cerâmica (Cerexport e Vista Alegre).

Por estes dias, Duarte e os seus colaboradores andam com os jornalistas estrangeiros ao colo, mostrando-lhes o melhor da região, não só de Cascais mas também o Palácio da Pena ou os Jerónimos, porque não são ciumentos. "Lisboa faz parte do produto do Estoril. Há uma complementaridade. Por isso, vendemos Lisboa como um produto nosso", afirma este gestor, que fez três Dakars (6.º, 8.º e 27.º lugares), sendo o único português a ganhar uma etapa e o único concorrente, em toda a história do rali, a cortar a meta antes das motos.

"Não somos um bairro turístico de Lisboa. Somos um destino. Temos dimensão e notoriedade", acrescenta Duarte, que escolheu almoçarmos no Costa do Estoril, em frente ao Centro de Congressos e bem perto do Hotel Palácio, onde Ian Fleming escreveu Casino Royale, o primeiro livro da saga 007. Como já lhe conhecem os hábitos, não precisou de pedir a salada de alface e tomate com que abre sempre a refeição. No final, cedeu à tentação e, antes do chá, comeu uma colher de mousse de chocolate.

Tradicionalmente famoso como estância balnear, o Estoril foi ultrapassado, no segmento sol e praia pelo Algarve, e passou um mau bocado nos anos após o 25 de Abril, em que foi desqualificado, esquecido e maltratado. Corrigida a rota para destino de alta qualidade para negócios e congressos, vive um novo e próspero fôlego, documentado pelos 1,2 milhões de dormidas, com uma estada média de quatro dias (contra apenas 2,5 de Lisboa) por turista, vendidas em 2008.

A qualificação da oferta (em 31 hotéis, dez são de cinco estrelas e outros dez são de quatro) explica porque é que o Estoril tem o mais alto preço médio por quarto - 90 euros acima de Lisboa (80) e dos 70 que são a média nacional e da Madeira.

Com sete campos de golfe, o maior casino da Europa, autódromo, marina, hipódromo, aeródromo, parque natural, e os dois empreendimentos imobiliários com o metro quadrado mais caro do País, é natural que o Estoril aguente melhor a crise. "Este ano, o nosso preço por quarto vai cair 4%. Em Lisboa cai 11% e no Algarve não digo senão o secretário de Estado mata-me", conta.

A sustentabilidade é a mais recente arma que ele está a usar para tornar o Estoril um destino ainda mais sexy. O seu Centro de Congressos é o único do mundo com certificação ambiental, conseguida após um esforço de redução em 12% do lixo produzido e racionalização dos consumos de água, papel e energia. O próximo passo é um investimento fotovoltaico, que fará a electricidade emigrar da coluna das despesas para a das receitas.

E, como os plásticos estão absolutamente proibidos, os chefes de Estado e de Governo dos 22 países ibero-americanos vão beber água de garrafas de vidro e receber lápis para tomarem apontamentos durante as reuniões da cimeira no Centro de Congressos.

Cimeira Ibero-Americana altera trânsito em Cascais


A Cimeira Ibero-Americana, que se iniciará a 29 de Novembro, terminando no dia 1 de Dezembro, vai obrigar a alguns condicionamentos de trânsito em Cascais.

Assim, no domingo, dia 29, durante a tarde, haverá condicionamentos pontuais na 2.ª Circular, no sentido Aeroporto-Benfica, por causa das chegadas das comitivas dos vários chefes de estado. Também a A5 e a Marginal sofrerão condicionamentos, alternadamente, que incidirão mais no período entre as 18:00 e as 19:30. IC 19 e A16 poderão ser alternativas viáveis. De referir que a Marginal será mesmo encerrada, no sentido Lisboa-Cascais, desde o Estoril, entre a tarde de domingo e a tarde de terça-feira, segundo adiantou Rafael Marques, Comandante da Divisão de Cascais da PSP.

Nas noites de 29 e 30 de Novembro, a AV. Brasília e a Av. Da Índia também serão encerradas ao trânsito, primeiro por causa da cerimónia de abertura da cimeira; no dia 30 em virtude do jantar oficial, que obrigará ao condicionamento da Calçada da Ajuda.

sábado, 28 de novembro de 2009

Grupo Estoril Sol passa de prejuízos a lucros


A Estoril Sol registou um resultado líquido consolidado de 4,72 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que compara com os prejuízos de 2,18 milhões verificados no mesmo período do ano passado, revelou o grupo em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo o documento, este resultado «ainda que insuficiente para garantir uma estrutura financeira adequada, expressa a justeza das políticas de gestão que estão a ser seguidas pelas associadas».

Nos primeiros três meses, os proveitos operacionais ascenderam a 181,8 milhões de euros nos três primeiros trimestres. Este número corresponde a uma redução de 22,3 milhões de euros face ao 2008.

«Esta quebra foi basicamente determinada pela contracção das receitas de jogo nos três casinos do grupo, Estoril, Lisboa e Póvoa, que totalizou 19,8 milhões de euros, tendo as restantes rubricas de proveitos registado pequenos acréscimos ou quebras, como foi o caso dos proveitos relativos a comparticipações oficiais directamente relacionadas com o total de receitas de jogo», refere.

No mesmo período, os custos correntes consolidados foram de 177,1 milhões de euros, menos 23,4 milhões do que os custos incorridos em igual período do ano passado.

As acções da Estoril Sol encerraram a sessão desta sexta-feira inalteradas nos 6,72 euros.

Crise, qual crise ?

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Vinho de Carcavelos com Confraria



A Câmara Municipal de Oeiras deu mais um passo no sentido de dar continuidade histórica ao vinho de Carcavelos, mantendo a respectiva produção e promovendo a sua comercialização nacional e internacional.

Com o objectivo de dar início à comercialização do vinho licoroso de Carcavelos “Conde de Oeiras”, com marca registada em 2006, o Executivo camarário aprovou a criação da Confraria do vinho de Carcavelos, uma associação que irá zelar pela dinamização da região demarcada, através de acções que associem o vinho ao desenvolvimento turístico, cultural e ambiental do território onde é produzido.

Com um teor alcoólico que ronda os 15 a 20 por cento, o vinho de Carcavelos é um dos poucos vinhos generosos nacionais, categoria que partilha com vinhos como o Porto, o Madeira e os moscateis de Setúbal e Favaios.

Esta medida vem criar condições para que esta marca emergente da Região Demarcada de Carcavelos seja devidamente promovida nacional e internacionalmente, no sentido de que a sua comercialização venha a atingir retorno.

De facto, ao longo dos anos, a autarquia, em parceria com o Ministério da Agricultura, tem envidado todos os esforços no sentido da protecção do vinho de Carcavelos, de renome internacional e tradição secular, que conheceu o seu apogeu durante o reinado de D. José I (Séc. XVIII), sob grande dinamismo do 1º Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Mello.

As autarquias de Oeiras e Cascais têm investido na preservação e manutenção da vinha já existente, na plantação de nova área e na recuperação do edificado – em particular no Casal da Manteiga -, dotando-o de condições de funcionalidade, ou seja um edifício e equipamento apropriado.
A partir de 2001, a produção de Vinho licoroso de Carcavelos, que antes era feita na Estação Vitivinícola de Dois Portos, passou a fazer-se na adega do Casal da Manteiga, uma estrutura do séc. XVIII integrada na Quinta do Marquês de Pombal, sendo a produção partilhada em partes iguais pela autarquias e pela empresa L-INIA, que outrora foi a Estação Agronómica.

"As quantidades produzidas desde então têm aumentado substancialmente. Se em 2001 foram produzidos 7.050 litros, nas campanhas dos anos de 2007 37.100 litros e 2008 28.230 litros obtiveram-se produções que superaram todas as expectativas.
Este facto forneceu indicadores sólidos de que a manutenção da estratégia adoptada assegurará manter quantidades e qualidade que sustentam os objectivos traçados pelo Município de Oeiras, que visam assegurar a regularidade da produção, suportada nos processos que lhe estão associados: manutenção, expansão, regeneração da vinha, vindima, vinificação, envelhecimento, engarrafamento, comercialização, investigação e promoção." segundo comunicado de imprensa.

Também no vizinho concelho de Cascais, a que hoje pertence a freguesia de Carcavelos, o vinho continua a ser produzido na Quinta da Ribeira de Caparide, no Mosteiro de Santa Maria do Mar e nas quintas privadas da Samarra e dos Pesos.

Relativamente à área de Vinha, refira-se que actualmente é de mais de 12ha. Para os próximos dois anos a autarquia espera alargar a vinha em 7ha, totalizando em 2012 20ha.

A par da criação da Confraria do vinho de Carcavelos, 2009 ficará também marcado pelo lançamento da marca Conde de Oeiras e pelo início da respectiva comercialização.

O município de Cascais tem também em curso um projecto de construção do Museu da Vinha e do Vinho de Carcavelos, na antiga Adega da Quinta do Barão.

A Cerimónia de Entronização da Confraria do Vinho de Carcavelos tem lugar no próximo sábado, dia 28 de Novembro, em Oeiras. O Encontro dos Confrades está marcado para as 10:00, nos Paços do Concelho.
Como Grão-Mestre, Isaltino Morais e como Mestre Conselheiro, António Capucho.
Esta Cerimónia decorre ao longo do dia, com passagem por vários locais da Vila de Oeiras e do programa faz parte, também, um Carcavelos de Honra aberto à população, marcado para as 12:30, no Largo 5 de Outubro de Oeiras.


in jornal hardmusica

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cimeira Ibero-americana: Calendário eleitoral e crises afastam líderes do Estoril


Os Presidentes da Bolívia, Uruguai, Honduras e Guatemala não estarão presentes no encontro que decorre entre domingo e terça- -feira.

Quem cancelou a sua viagem ao Estoril - assim como a Moscovo - foi o líder da Guatemala, Álvaro Colom. "A conjuntura nacional determina a necessidade de que o Presidente Colom permaneça no país a maior quantidade de tempo possível, até que consiga a aprovação do orçamento para o próximo ano", informou o responsável pela Comunicação do seu Governo.

Outra presença ainda não confirmada foi a do Presidente cubano, Raúl Castro, que desde que assumiu o poder interinamente, em Julho de 2006, ainda não fez a sua estreia nas cimeiras ibero-americanas. O seu irmão, Fidel, era um participante assíduo

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cascais Atlântico apresenta um novo olhar sobre o mar de Cascais


O Livro “The She Mouse Photo Event” - Pesca e Pescadores na Lota de Cascais, reúne imagens sobre a pesca, os pescadores, a lota e o mar de Cascais.

A Cascais Atlântico apresentou o livro “The She Mouse Photo Event” - Pesca e Pescadores na Lota de Cascais, com imagens captadas por 12 fotógrafos profissionais e amadores sobre a pesca, os pescadores, a lota e o mar de Cascais. A obra é uma compilação das fotografias expostas ao público durante o Cascais Puro2, edição de 2008, na lota de Cascais, com o objectivo de divulgar e promover as actividades culturais, sociais e económicas associadas ao mar.

Para Carlos Carreiras, presidente da Cascais Atlântico e vice-presidente da CMC, “este livro é um bom exemplo de como a arte e a economia podem unir-se e servir um objectivo comum, apelando ao respeito pelo mar e pelos homens e mulheres que dele dependem para a sua subsistência, abrindo pistas sobre novos rumos para a exploração económica, cultural e científica do mar”.

O livro “The She Mouse Photo Event” - Pesca e Pescadores na Lota de Cascais pretende, desta forma, ser um espelho das várias actividades relacionadas com a pesca desenvolvidas em Cascais e promover o mar como um dos recursos mais valiosos para o crescimento do concelho.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CMCascais entra nas redes sociais


Os munícipes de Cascais podem agora tornar-se amigos ou seguidores da autarquia local, que passou a ter uma conta oficial nas redes sociais Facebook e Twitter.

Através destas novas ferramentas a Câmara Municipal de Cascais pretende reforçar a presença na Internet e promover a divulgação de eventos e notícias do concelho, lê-se em comunicado da autarquia.

Na mesma nota, a CM de Cascais revela que está a preparar o lançamento de um novo portal do município e um portal para disponibilizar serviços aos seus habitantes.

EXTRA: Novo Single de Michael Bublé




Fantástica esta nova música de Michael Bublé, espero que gostem da minha sugestão!

domingo, 22 de novembro de 2009

Autódromo/Estoril: Estado e Câmara de acordo


A empresa que gere o Autódromo do Estoril vai investir 3,5 milhões de euros na construção de novos equipamentos mostrando-se disponível para vender a estrutura, intenção aceite pela Câmara de Cascais, desde que mantenha as actuais funções.

Depois de no ano passado terem falhado todas as tentativas de acordo entre o executivo de Cascais e a "holding" estatal sobre a exploração do CE - Circuito do Estoril, a Parpública, entidade que gere o Autódromo do Estoril, informou hoje à agência Lusa que vai avançar com a construção de um "kartódromo" e uma pista de condução defensiva com o objectivo de "rentabilizar as valências do equipamento".

Em informação cedida à Lusa, a Parpública, empresa tutelada pelo Governo, revelou que, neste momento, "decorre a primeira fase de um processo de obras para actualizar e ajustar o Autódromo do Estoril a novas oportunidades e desafios de negócio no sector", num investimento de 3,5 milhões de euros.

Questionada sobre a venda desta infra-estrutura com mais de 40 anos, fonte da empresa esclareceu: "se e quando houver alguma proposta ou possibilidade de venda, o Estado analisará o que tiver que analisar tendo em conta o interesse público, pelo que quaisquer possibilidades de alienação que, eventualmente, venham a surgir, irão continuar a ser exploradas".

Confrontado com esta informação, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Capucho, disse à Lusa não ter qualquer conhecimento sobre o projecto da empresa, reconhecendo, no entanto, a necessidade de requalificação do Autódromo do Estoril, um espaço que considera ser uma "âncora turística muito importante e que importa valorizar".

Quanto à intenção mostrada pela Parpública em vender aquela estrutura, António Capucho respondeu: "nada contra, na certeza de que defenderemos a actual valência e não qualquer outra finalidade especulativa de natureza imobiliária".

António Capucho esclareceu ainda que a autarquia de Cascais não terá qualquer participação financeira na obra prevista pela Parpública, pelo que o investimento será 100 por cento do Estado.

Em Julho de 2007, a Parpública exigiu 35 milhões de euros pela participação totalitária que detém no capital social da CE - Circuito do Estoril, proprietária do equipamento, um valor que a autarquia sempre recusou oferecer.

Questionado sobre a influência do Autódromo do Algarve no do Estoril, o presidente da Câmara de Cascais afirmou, no início deste ano, que o Autódromo do Algarve tem sido sobrevalorizado pelo Governo, opinião que reforçou hoje, alegando que "basta comparar os apoios de que cada um beneficia".

Harlem Gospel Choir homenageia Michael Jackson no Casino Estoril

No próximo dia 6 de Dezembro, o Casino Estoril recebe o grupo norte-americano Harlem Gospel Choir que, pelas 21h00, vai apresentar no Salão Preto e Prata o espectáculo “Concert of Hope”, em homenagem a Michael Jackson.

Os Harlem Gospel Choir vão reeditar algumas das mais emblemáticas composições do músico falecido no passado mês de Junho, passando também pelos grandes clássicos do gospel, num concerto destinado a toda a família.


O grupo, que participou na cerimónia de homenagem ao rei da pop realizada na praça de Times Square, em Nova Iorque, no dia do funeral de Michael Jackson, vai estar pela primeira vez no Casino Estoril, numa actuação inserida numa digressão mundial.


Os preços para assistir ao espectáculo começam nos 25 euros, para o anfiteatro B, e sobem até aos 35 euros na plateia. Para mais informações e reservas está disponível o número de telefone 214 667 700, bem como o e-mail info.cestoril@estoril-sol.com.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Estoril recebe os melhores longboarders europeus


No próximo fim-de-semana, a praia de S. Pedro do Estoril recebe os melhores longboarders europeus da actualidade, para o encerramento do Estoril Surf Festival 09. Dias 21 e 22 de Novembro realiza-se a quarta e última etapa do Circuito Europeu de Longboard, prova a contar também para o ranking nacional da modalidade.

Esta prova, que encerra o Circuito Europeu há três anos em Cascais e é considerada já um clássico, conclui uma ronda de três etapas consecutivas para os longboarders europeus, que começou há duas semanas em Faro, no Algarve, voou até Marrocos no fim-de-semana passado e termina agora em S. Pedro.

Domingo a previsão é fantástica para S. Pedro, com vento off-shore, sol e uma grande ondulação a entrar, o que pode proporcionar um final de temporada épico! Sobretudo, e com as alterações climatéricas a que temos assistido nos últimos anos, há que aguardar com serenidade,” concluiu o dirigente do clube de surf mais antigo do país.

O Estoril Surf Festival é organizado pelo Surfing Clube Portugal e conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Cascais, bem como com os apoios da Federação Portuguesa de Surf, da Federação Europeia de Surf, do Desporto Escolar, da Clasus, da Brahmi, do Restaurante-Bar Enseada, da Pizzaria-Esplanada S. Pedro e da Folha Skimboards.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CascaisNatura sugere uma árvore como prenda de Natal


A cascais natura e a Câmara Municipal de Cascais juntaram-se numa iniciativa amiga do ambiente. O objectivo é plantar uma árvore no Parque Natural de Sintra-Cascais.

Para isso, basta ir a www.cascaisnatura.org, navegar por ‘Oxigénio’ e ‘Dedique’, escolher uma opção (uma árvore, 8€; cinco árvores, 30€; e dez árvores, 50€).

Depois de preencher os campos e pagar, o autor da oferta receberá um kit com o certificado, um postal e indicação do local em que foi plantada a árvore dedicada, para oferecer à pessoa em nome de quem será dado mais um passo na longa roda da natureza.

Estacionamento grátis vai dinamizar comércio


Com o objectivo de dinamizar a actividade comercial na época natalícia, estacionar no concelho de Cascais aos fins-de-semana e feriados vai ser gratuito, nos parques e estacionamento de superfície tutelados pela Gisparques.


Esta é uma iniciativa conjunta da Associação Empresarial do Concelho de Cascais (AECC) e da Associação para a Promoção do Comércio de Cascais (ComCascais), que se repete pelo segundo ano consecutivo, com a colaboração da Gisparques, e que visa apoiar o comércio tradicional.


A isenção de pagamento do estacionamento decorrerá entre os dias 28 de Novembro e 31 de Dezembro de 2009 e dá oportunidade a que quem queira fazer compras no concelho durante o fim-de-semana e feriados, não esteja preocupado com parquímetros ou gastos adicionais em parques de estacionamento, numa acção que certamente contribuirá para atrair os consumidores aos principais centros urbanos.


Este Natal, os estabelecimentos poderão apostar igualmente no alargamento dos seus horários de funcionamento, tendo já a autarquia concedido a respectiva autorização.
in opção turismo

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Descobrir o mar como um peixe



É um submarino...uma rã...uma baleia. Não, é o Sublime, um barco que vai mudar o conceito de passeio na costa de Cascais. Catarina Mendonça Ferreira foi conhecê-lo.

Quem já teve o privilégio de andar pelas ilhas das Caraíbas, entre águas límpidas e areias brancas, pode ser que já tenha avistado ou até posto o pé num barco destes. Por cá era coisa que não havia. Até agora: o primeiro Looker 350 a passear-se pelo mar português já anda por aí. A Come 2 Sea, empresa dedicada à organização de passeios na Costa do Estoril, é a primeira a operar com um Hidrofoil deste género.
“A primeira reacção das pessoas é perguntarem o que é aquilo? Depois é ver a sua imaginação fluir. Dizem que é o barco do James Bond, que parece uma bota, uma baleia, uma rã, enfim, uma infinidade de coisas”, conta divertida Beatriz Pité, responsável pela comunicação da empresa.

O Looker 350 vem da Rússia e o vidro do fundo, feito em acrílico modificado, permite ver até nove metros de profundidade, mas em nada se assemelha a um submarino. E os propósitos da Come 2 Sea estão muito longe da espionagem. É a primeira empresa a operar passeios regulares na Costa do Estoril (de Cascais a Lisboa) com partida de Cascais. “Os passeios no Sublime, assim baptizado pelo tipo de experiência que se pretende passar, são ideais para quem sempre desejou fazer mergulho, mas nunca teve coragem. O fundo transparente permite ver tudo o que se passa no fundo do mar. É verdade que não temos o mar das Caraíbas, mas conseguimos ver bastantes coisas num passeio, como estrelas-do-mar, polvos, alforrecas e até golfinhos já vimos. Todos os dias é diferente”, explica Beatriz.

Quem embarca neste passeio de forma céptica fica rendido e sai de sorriso rasgado. Os comentários deixados na sede da Come 2 See atestam essa satisfação. Miúdos e graúdos, portugueses e estrangeiros “tanto se sentem gaivotas como golfinhos”. Para as crianças, uma viagem no Sublime tanto pode ser uma excelente aula de biologia marinha, como de astronomia ao vivo, se a opção for alugar o barco fora de horas para um passeio nocturno.

Quando está estacionado na Marina de Cascais, o Sublime é o centro das atenções. E quando passa junto à zona ribeirinha, o Comandante Luís Pité não consegue deixar de mostrar algum orgulho pela embarcação que conduz. Toda a gente corre a ver que barco é este.

Para já a Come 2 Sea está a operar com viagens de 30 minutos de Cascais até Oeiras, de 60 minutos do Estoril até à Guia ou até Oeiras e nos de 90 minutos, o percurso é alargado até à zona de Belém. Por outro lado, o percurso pode ser ajustado à vontade do cliente. “Se uma empresa quiser fazer um evento ou alguém quiser fazer uma festa ou até um pedido de casamento, tudo é possível”, refere Beatriz Pité. O barco tem capacidade para transportar 30 pessoas, mas de momento só está autorizado a transportar doze. Os grandes convívios terão que ser adiados. Por enquanto, as maiores emoções ficam reservadas para os passeios até ao Bugio, os golfinhos que por vezes aparecem e para a adrenalina provocada pela velocidade. E o melhor de tudo é que não dá para enjoar.

A Come 2 Sea está instalada na Marina de Cascais, loja 10, no seguinte horário: de segunda a quinta das 10.30 às 21.00, sexta a domingo das 10.00 às 22.00. Pode ainda ser contactada através do tel: 21 486 1911 ou pelo site: www.come2sea.pt. O preço dos passeios varia entre os 15 euros (30 minutos) e os 40 euros (90 minutos).

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Exposição mostra 150 milhões de anos da geologia da Costa do Estoril

Cerca de 30 fotografias que ilustram a formação e evolução geológica da Costa de Cascais nos últimos 150 milhões de anos estão expostas desde hoje em São Pedro do Estoril, Cascais. Os mais de dez painéis com cerca de 30 imagens, ilustram diferentes tipos de rochas e fósseis que mostram o que se pode observar no litoral cascalense, entre a Ponta do Sal, em São Pedro do Estoril, e a praia das Avencas, na Parede.

Segundo o responsável da exposição, Miguel Magalhães Ramalho, o objectivo é "divulgar de uma forma simplificada a geologia da Ponta do Sal, no seu enquadramento da geologia de Cascais e do país". "Como 150 milhões de anos de história da Costa de Cascais é muito tempo, tivemos de reunir um conjunto de imagens que considerámos ter mais interesse pedagógico e que ilustram alguns factos importantes da formação geológica do litoral", contou o responsável à agência Lusa.

Miguel Magalhães Ramalho explicou que as fotografias expostas descrevem diversos tipos de rochas, desde as mais antigas, às mais modernas, "permitindo estudar a evolução do litoral". A iniciativa insere-se no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar e pretende, então, "chamar a atenção para os diversos fenómenos que ocorreram no litoral nos últimos 150 milhões de anos".


A exposição "Geologia da Pedra do Sal" vai estar patente no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, em São Pedro do Estoril, onde permanecerá por tempo indeterminado, sendo que os visitantes poderão realizar, gratuitamente, percursos pela costa, acompanhados por técnicos do local.


As comemorações do Dia Nacional do Mar serão alargadas até ao final da semana, com a realização de outros eventos associados ao mar, como conferências para alunos, largadas de barcos ecológicos e visitas escolares à Zona de Interesse Biológico das Avencas.

Vedação não impede que se atravesse linha


A passagem de nível para peões a nascente da estação de comboios do Estoril foi eliminada há quase duas semanas. Mas a existência de um túnel a 200 metros leva muitos utilizadores a saltar a vedação colocada pela Refer.

Após as várias mortes que se sucedem nas passagens de nível pedonais das linhas férreas, a Refer anunciou o fim das três ainda existentes no concelho de Cascais até 2010. A do Estoril encerrou no início do mês.

"Morreu cá muita gente", lembra Rosa Ferreira, que trabalha na limpeza da estação há três anos. "Desde que estou aqui, houve três mortes", assegura. Na sua óptica, "deveriam ter encerrado a passagem há mais tempo, porque as pessoas atravessavam mesmo que o comboio estivesse a apitar".

Embora o acesso esteja fechado com um muro de cimento, muitas pessoas galgam para poder atravessar. Celeste Gonçalves, que elogia a medida da Refer, considera que causa "grande transtorno" para quem se desloca, por exemplo, à praia da Poça". Deveriam colocar uma passagem superior, sugere.

A distância de cerca de 200 metros não e argumento para Rosa Resende. Residente na zona, considera que "a falta de civismo das pessoas vai levar a que demore algum tempo até que se deixe de fazer o atravessamento da linha".

No dia 2 de Novembro, a Refer procedeu ao encerramento da passagem de nível existente na Estação de Comboios do Estoril após a instalação de uma plataforma mecânica elevatória que permite o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Em S. Pedro do Estoril, mantém-se a travessia para peões, embora as obras de construção de duas passagens inferiores já tenham começado. Dentro de nove meses, de acordo com os prazos avançado pela Refer, o projecto ficará concluído.

No entanto, desde Fevereiro passsado, na sequência de intervenção da Câmara de Cascais e da Refer, foram colocados no local sinais luminosos e sonoros, assim como barreiras de protecção impedindo o duplo atravessamento da linha. O local passou a ter mais visibilidade e as mortes diminuíram.

domingo, 15 de novembro de 2009

Finlandeses vencem “Betsson Casino Estoril Live II”

O “Betsson Casino Estoril Live II” constituiu uma memorável jornada de póquer no Salão Preto e Prata, atribuindo o segundo maior “Prize Money” em Portugal. Os participantes finlandeses Ville Salmi e Teemu Kangasvieri ocuparam, respectivamente, o primeiro e segundo lugares, enquanto o português Pedro Demeyere obteve uma honrosa terceira posição.

Em representação de diferentes nacionalidades, os participantes iniciaram, no passado Sábado, o “Betsson Casino Estoril Live II”. O torneio culminou, na Terça-Feira, com a vitória do finlandês Ville Salmi, que recebeu 100 mil euros, enquanto o compatriota Teemu Kangasvieri foi contemplado com 60 mil euros. Por sua vez, ao atingir a terceira posição, o português Pedro Demeyere ganhou 40 mil euros.

Num evento de póquer de dimensão internacional, os jogadores nacionais estiveram em evidência. Entre os participantes portugueses, dois compareceram na mesa final e seis ocuparam lugares de destaque, com acesso a significativos prémios.

Foram quatro dias dedicados a uma modalidade que tem mobilizado um crescente número de adeptos.

sábado, 14 de novembro de 2009

Villa romana de Freiria em S.Domingos de Rana

Situada em São Domingos de Rana, a Villa Romana da Freiria é um dos pontos de referência arqueológica da Associação Cultural de Cascais que, revelou à agência Lusa um dos seus fundadores, José d'Encarnação, tem como principal objectivo “viabilizar o projecto para requalificação deste património histórico e da sua área envolvente”.

José d’Encarnação alertou para os actos de vandalismo praticados nesta vila no início do ano e frisou que “a Villa Romana da Freiria não pode ser descurada e precisa de novos pólos atractivos de forma ordenada, para que seja valorizada”.


Por este motivo foi elaborado um Plano de Pormenor para a área envolvente da Villa Romana de Freiria que prevê a “criação de redes de água e saneamento, bolsas de estacionamento, novas vias rodoviárias, espaços verdes, um complexo escolar, equipamentos desportivos, zonas de comércio e serviços, um centro interpretativo da zona e um pequeno museu de sítio”.


“Queremos tornar o lugar arquitectonicamente mais bonito e agradável para os visitantes e creio que, com este projecto, a Villa de Freiria tornar-se-á um dos mais importantes vestígios romanos da Península Ibérica”, afirmou o responsável, à margem das jornadas sobre o património de Cascais, que decorrem durante o dia de hoje, em Cascais.


Contudo, o arqueólogo sublinhou que “só no final do ano, depois de ser levado a Assembleia Municipal, é que o projecto poderá ser aprovado e começar a ser desenvolvido na prática”.
Actualmente, na Villa Romana de Freiria, que antigamente seria uma vila agrícola, pode verificar-se a existência de ruínas em bom estado de conservação de termas (mais tarde transformadas em indústria), celeiros, lagares, casas com lareiras e um edifício com pelos menos um andar e que serviria como miradouro.


A assinalar os 20 anos da Associação Cultural de Cascais, José d’Encarnação revelou ainda que o que mais o impressionou foi o crescente aumento do número de pessoas a aderir às iniciativas culturais, defendendo que isso prova um ”crescente interesse pela história e cultura de Cascais”.
“Claro que a autarquia ajudou a projectar as nossas iniciativas culturais, o que permitiu mostrar o nosso trabalho e despertar o interesse nos curiosos”, acrescentou .


José d’Encarnação explicou ainda que a Associação Cultural de Cascais tem vindo a dirigir a sua actividade no domínio do património arqueológico, edificado e imaterial, destacando-se a preocupação em preservar as estações arqueológicas que existiam e a arquitectura do interior do concelho, bem como a divulgação de publicações de textos de poetas populares sobre o património.


Nas jornadas do “Património de Cascais”, que decorrem no Centro Cultural de Cascais foram debatidos temas como “Património vegetal de Cascais”, “Investigação sobre a Pré-história de Cascais” e “O Maravilhoso de Cascais”, entre outros.

Filme grego ganha no Estoril Film Festival



Chegou ao fim a terceira edição do Estoril Film Festival que nos brindou com excelentes realizações e produções e também com outras de qualidade um pouco inferior.

De 5 a 14 de Novembro passaram pelo Centro de Congressos do Estoril e pelo auditório do Casino Estoril películas de realizadores diversos também eles de nacionalidades diversas e sobretudo de sensibilidades cinematográficas bem diferentes.

Mas a decisão do júri está tomada e o resultado é só um. "Dogtooth" do grego Yorgos Lanthimos ganha o Palmarés EFF’09, o Grande Prémio do Estoril Film Festival.
O Prémio Especial do Juri João Bénard da Costa foi atribuído, ex-aequo, a "Eastern Plays" do búlgaro Kamen Kalev e a "The Girl" de Fredrik Edfeldt da Suécia.
Este último arrecada também uma menção honrosa.
O prémio Cineuropa vai para o filme romeno " First of All, Felicia de Melissa" de Raaf e Razvan Radulescu.
De salientar que o cinema romeno esteve bem representado neste Festival com filmes com alguma debilidade técnica mas de mensagem bem marcante e objectiva.

O prémio Meo para a melhor curta metragem vai para "52 Procent" de Rafal Skalski apresentado pela The Polish National Film, TV and Theatre School (Lodz, Polónia).

Outra menção honrosa vai para "Deixar cair a noite" de Jorge Jácome.

Terminou a Terceira Edição de um Festival, o Estoril Film Festival, que pela selecção dos filmes que apresenta e pelas figuras de prestígio do cinema que traz às suas salas promete uma continuidade que esperamos irá aumentar a qualidade já manifestada.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

António Lobo Antunes em Cascais



António Lobo Antunes estará no próximo sábado, 14 de Novembro, pelas 17H00,
na Livraria Galileu, em Cascais,
para apresentação do seu mais recente livro e sessão de autógrafos.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Encontrados mapas da costa de Cascais do século XVI


A historiadora e arqueóloga Margarida Magalhães Ramalho descobriu em Madrid e Roma mapas do século XVI que revelam informações, até agora desconhecidas, sobre as fortificações da costa de Cascais durante o período filipino em Portugal (1580-1640).

As informações das fortificações de Cascais nestes mapas, no período que antecede a invasão espanhola comandada pelo duque de Alba, «reflecte a importância estratégica que terá tido na defesa de Lisboa», disse à Lusa Margarida Ramalho.

Há mais de 20 anos a estudar as fortificações cascalenses, a historiadora encontrou nos arquivos espanhóis da Casa dos Duques de Alba e num arquivo militar italiano na cidade de Roma, duas plantas cartográficas anónimas, do século XVI, até agora desconhecidas.

A especialista revela ainda que «a planta mostra a fortaleza de Nossa Senhora da Luz e o antigo castelo da vila, um forte provisório de madeira, mandado construir no tempo dos governadores».

Em Junho deste ano, conseguiu ter acesso a um álbum de cartografia do século XVI (Atlante), que continha mapas de fortificações de vários países, entre os quais Portugal, onde constava uma planta da fortaleza de Nossa Senhora da Luz.

«O interessante é que, a par de uma outra planta da Torre do Outão, em Setúbal, são as únicas fortalezas portuguesas descritas num importante Atlante onde se encontram desenhadas fortificações de vários países», afirmou a historiadora.

«O facto de estarem retractados apenas estes dois fortes demonstra a importância estratégica que Cascais e Setúbal tinham na defesa marítima de Lisboa», frisou a investigadora.

Moto GP 2010 no Estoril


Grande Prémio de Portugal está agendado para 31 de Outubro de 2010, segundo o calendário provisório.

O Moto GP vai continuar a passar pelo Estoril. O Grande Prémio de Portugal é a penúltima etapa do circuito, segundo o calendário provisório da época de 2010 divulgado ontem pela Federação Internacional de Motociclismo.

O Autódromo do Estoril recebe, a 31 de Outubro, a penúltima etapa da prova. Este ano Portugal recebeu a 14.ª etapa (4 de Outubro), que culminou com a vitória do espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha).

O regresso do Moto GP a Silverstone (Inglaterra) e a inclusão da Hungria, que irá receber a 14.ª etapa, são as grandes novidades do calendário para 2010. O campeonato começa a 11 de Abril com o GP do Qatar, em Losail (nocturno) e termina a 7 de Novembro, em Valência (Espanha).

Rossi vai tentar o 10.º título Mundial.

EXTRA: Rua Sésamo faz 40 anos



Canção de abertura em Portugal

Quem não se lembra com carinho da versão Portuguesa?!!

A Rua Sésamo nasceu há 40 anos nos EUA e marcou gerações de crianças em todo o mundo. Em Portugal, assumiu como principal missão ajudar a baixar as altas taxas de reprovação no básico que se registavam em 1989 e colmatar a pouca cobertura que então tinha o pré-escolar.

Quando o Poupas começou a falar português corria o ano de 1989 e o ensino pré-escolar tinha uma cobertura pouco superior a 30 por cento.

Por outro lado, as taxas de reprovação na primeira e segunda classes rondavam os 40 por cento.

Estes indicadores, aliados à preocupação com os muitos imigrantes que chegavam então a Portugal e com os países africanos de língua portuguesa (PALOP) acabaram por centrar a versão lusa nas questões da leitura e escrita.

(excerto da noticia do jornal sol)

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Astronomia: observar o Sol, tal como Galileu o fez (em S.Pedro do Estoril)


A organização do Ano Internacional da Astronomia desafia todos os curiosos a virem espreitar o Sol no próximo fim-de-semana, tal como o fez Galileu há cerca de 400 anos. Bragança, Espinho, Mira, Constância e São Pedro do Estoril são as localidades escolhidas para olhar para o astro-rei. Quem não puder estar presente, pode acompanhar o evento em tempo real através do Facebook e do Twitter.

A iniciativa está integrada no projecto do Ano Internacional da Astronomia "E Agora Eu Sou Galileu", que desde Fevereiro tem dado a conhecer os objectos do céu observados por Galileu Galilei no início do século XVII e que acabariam por torná-lo um dos mais aclamados cientistas de todos os tempos: Vénus, Lua, Saturno, Júpiter e as manchas solares, explica a organização do evento em comunicado.


O Sol vai estar debaixo de olho em São Pedro do Estoril, no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal (Avenida Marginal), numa organização do NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia.

O Ano Internacional de Astronomia (www.astronomia2009.org) é organizado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Fundação Calouste Gulbenkian, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, da Agência Ciência Viva e da European Astronomical Society (EAS).

Exposição: 25 Anos de culto pop - DELFINS


Os Delfins celebram este ano 25 anos de carreira.
A banda nascida em Cascais e liderada pelo seu carismático vocalista Miguel Ângelo alcançou durante os últimos vinte e cinco anos um lugar ímpar na música Pop Nacional.


Um percurso pontuado de ousadia, de irreverência, de uma capacidade única de reinvenção. Uma procura pop quase esquizofrénica de quem não cede à tentação de uma receita comercial.
É uma longa história marcada por imagens fortes, por cores, por sons, por momentos tão ricos e dispares que vão desde uma mítica passagem pelo festival da Canção, à participação na peça Breve Sumário da História de Deus de Gil Vicente, à luta pela Independência de Timor-Leste, aos maiores recordes de vendas de discos nacionais, que, na sua essência, se traduzem em dezenas de canções Pop perpetuadas de geração em geração.
Esta exposição faz uma leitura transversal à estética da banda, revelando histórias, imagens e objectos que retratam todo este caminho singular de culto pop!

Informações exposição:
01 Outubro a 31 Dezembro 2009

Horário:
3ª a Dom 15h – 19h

ESPAÇO MEMÓRIA - TEATRO EXPERIMENTAL DE CASCAIS
Av. Marechal Carmona 6-B Cascais (junto ao Jumbo)

Contactos:
21 486 79 33

Curadoria:
Fabrícia Valente


terça-feira, 10 de novembro de 2009

Estoril: Reunião Ibero-Americana foca ciência e tecnologia



Mais de meia centena de representantes oficiais participaram hoje e terça-feira na I Reunião Interministerial Ibero-americana de Inovação e Conhecimento, no Estoril, para discutir temas relacionados com o desenvolvimento científico e tecnológico.

Dar prioridade ao desenvolvimento científico e tecnológico e à inovação como motores do desenvolvimento económico e social será o principal tema em discussão no encontro, que antecede a XIX Cimeira Ibero-americana, agendada para 31 de Novembro e 1 de Dezembro, igualmente no Estoril.

Fonte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior diz que as propostas discutidas esta semana serão submetidas à consideração dos Chefes de Estado e de Governo durante a cimeira de Dezembro, que também estará subordinada ao tema "Inovação e Conhecimento".

Na reunião interministerial, cujos trabalhos encerram terça-feira com a aprovação de uma declaração final, será também lançado um novo programa de cooperação no espaço ibero-americano (IBERO-AMÉRICA INOVA) com vista a potenciar a investigação e a inovação conjunta, adianta a tutela.

A reunião decorreu a partir das 14:00 horas no Hotel Palácio Estoril e encerra terça-feira, 10 de Novembro, às 12:30 horas, com a aprovação de uma declaração final.



segunda-feira, 9 de novembro de 2009